HEALTHY ORIGINAL BIOTINA - 10.000 MCG - 150 CAPSULAS

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HEALTHY ORIGINS BIOTIN - 10,000 MCG - 150 VCAPS

A biotina, também conhecida como vitamina B7, é um componente do complexo B que tem recebido cada vez mais atenção.

Seus benefícios estéticos para a pele e para os cabelos tornaram a biotina famosa, mas a verdade é que seus efeitos vão muito além disso.

Essa vitamina, cuja deficiência é bastante rara, beneficia ainda quem procura perder peso e quem busca ganhar massa muscular.
Dessa forma, vale a pena garantir que os níveis diários sejam atingidos, o que pode facilmente ser feito pela vasta maioria das
pessoas sem suplementação. Vamos conferir abaixo todos os benefícios da biotina para a boa forma e saúde, e
assim você vai compreender para que serve essa vitamina em seu organismo.

1. Menos Colesterol e Triglicerídeos

Em primeiro lugar, há claros benefícios da biotina para a saúde do sistema circulatório e do coração. Bons níveis de biotina
no corpo contribuem para uma redução dos níveis de colesterol, o que diminui significativamente o risco e severidade da
hipertensão, bem como da arteriosclerose.
A biotina tem o mesmo efeito redutor sobre os níveis de triglicerídeos, que também são nocivos para o sistema circulatório e
que podem até mesmo piorar o problema do colesterol, diminuindo os níveis de colesterol HDL (o colesterol “bom”).

2. Regulação dos Níveis de Açúcar

A biotina também tem entre as suas funções a manutenção de níveis de açúcar regulares no sangue. Essa manutenção, que evita
momentos de excesso ou de escassez de açúcar, reduz a pressão sobre os níveis de insulina. Dessa forma, um dos benefícios
da biotina é prevenir e reduzir a severidade da diabetes tipo 2.

3. Benefícios para a Pele e para o Cabelo


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A biotina também é raramente chamada de vitamina H, nome que recebeu em virtude das palavrasHaar e
 Haut, termos alemães para cabelo e pele. Desde o começo dos estudos sobre a biotina, foram reconhecidas as suas funções na
manutenção da saúde da pele, do cabelo e das unhas.
Os benefícios da biotina para esses tecidos se mostram através de uma queda de cabelo em menor quantidade, bem como através
de cabelos e unhas mais fortes, as quais passam a se quebrar menos frequentemente. Além disso, a pele também se torna
mais sadia, evitando uma série de problemas estéticos como a acne ou quaisquer dermatites.
 

4. Melhor Metabolismo


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Um dos mais significativos benefícios da biotina é o seu papel no metabolismo, realizado sobretudo através da ativação de enzimas.
As enzimas são essenciais para uma digestão eficaz, uma vez que são elas que quebram os nutrientes em unidades
menores que podem ser absorvidas pelo corpo. Dessa forma, a biotina zela por uma digestão completa, com uma
absorção mais rápida e mais segura dos nutrientes necessários.

5. Reparo dos Tecidos

A biotina também possui funções importantes no que se refere ao crescimento e ao reparo de uma grande variedade
de tecidos do corpo humano. Dessa forma, o crescimento da medula óssea depende da biotina, bem como o reparo das
células nervosas eventualmente danificadas.

6. Perda de Peso

Os benefícios da biotina para a perda de peso se dão sobretudo através de suas funções no metabolismo.
A ativação das enzimas para que serve a biotina garante a absorção dos nutrientes necessários, evitando que o corpo
tenha reações negativas que levam ao acúmulo de gordura a ao aumento exagerado do apetite.
Outro ponto importante para o emagrecimento é o controle que a biotina exerce sobre os níveis de açúcar no sangue.
Níveis altos de açúcar favorecem o acúmulo de gordura. Além disso, níveis controlados de açúcar permitem que o corpo
funcione com níveis mais baixos de insulina, um hormônio que estimula o armazenamento de gordura.

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7. Ganho de Massa Muscular

A biotina é de grande importância para o ganho de massa muscular, sobretudo em virtude de suas funções no reparo dos tecidos
danificados. A recuperação dos tecidos se encaixa perfeitamente no treino de hipertrofia, cujo princípio é provocar pequenos
danos nos músculos, que são em seguida reparados com ganhos de massa muscular.
Através de seu papel na digestão, a biotina garante ainda que o corpo tenha a energia necessária para a síntese proteica, fator
essencial para o crescimento dos músculos.

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Efeitos da Falta de Biotina

Uma verdadeira deficiência de biotina é algo bastante raro. Na verdade, na maior parte dos caso há uma grande autonomia no
que diz respeito a essa vitamina, uma vez que bactérias presentes no intestino humano podem produzir quantidades mais que
suficientes de biotina.
É possível, porém, que problemas genéticos afetem essa produção de biotina, que também pode ser prejudicada pelo consumo
de antibióticos, que podem matar as bactérias que são por ela responsáveis. Verifica-se também uma concentração abaixo da ideal
sobretudo em idosos, alcoólatras, pessoas com problemas digestivos, pessoas epiléticas e atletas.
Além disso, gestantes e lactantes também podem sofrer frequentemente com a falta dessa vitamina.
Uma deficiência leve de biotina pode se manifestar na forma de problemas neurológicos como a letargia, o formigamento das
extremidades, mas até mesmo com alucinações e depressão. Deficiências severas se manifestam em geral através da queda de cabelo e
de problemas na pele como dermatites, acne e coceiras, além de poder provocar conjuntivite.
Deficiências prolongadas, como aquelas causadas por fatores genéticos, podem levar a um sistema imunológico menos eficiente.

Quanto de Biotina é Suficiente?

As quantidades diárias necessárias de biotina aumentam conforme o crescimento, começando no nível de 0,0005mg, que é válido até os 6
meses de idade. A partir desse ponto, as necessidades diárias aumentam até os 19 anos de idade, quando se estabilizam em 0,0019mg
para homens e mulheres pelo resto da vida.
As mulheres gestantes devem continuar obtendo 0,0019mg por dia, enquanto as lactantes precisam diariamente de 0,0035mg. Além
disso, é importante lembrar que a biotina é uma vitamina hidrossolúvel, e por isso não pode ser armazenada pelo corpo. É importante que
as quantidades diárias sejam regularmente obtidas.

Onde Encontrar Biotina?

 
 
Além de ser produzida por bactérias no intestino, não é difícil saber onde encontrar biotina nos alimentos, de forma a garantir que os níveis
adequados estão sendo atingidos. Os principais alimentos com biotina são as gemas de ovos, os peixes, o leite e o fígado.
Outras fontes são o arroz integral, a aveia, a soja e os nozes. Outros alimentos com quantidades apreciáveis de biotina são as batatas, as
bananas, o brócolis, o espinafre e a couve-flor.
É preciso ter cuidado, porém, com as claras dos ovos. Quando cruas, as claras são fontes de uma proteína que reduz a absorção de
biotina, de modo que podem mesmo ser a causa de uma deficiência dessa vitamina. Aquecer a clara através de seu cozimento ou fritura
desnatura a proteína que causa esse efeito
 
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Estudos clínicos demonstraram que a deficiência de biotina causa uma perda de cabelos, unhas quebradiças e uma pele...

Publicado por Menino Lindo em Segunda, 28 de março de 2016

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